A Comunicação e a venda online de joias de luxo

  • Joana Motta Universidade Europeia | Laureate International Universities; Business Research Unit BRU-UNIDE do ISCTE-IUL
  • Maria Barbosa CIGEST - Centro de Investigação em Gestão
  • Sandra Filipe Universidade de Aveiro, GOVCOPP Research Unit
Palavras-chave: E-consumidor, Web sites, Joias de luxo, Análise temática de conteúdo

Resumo

As marcas de luxo têm sido tradicionalmente vendidas em boutiques, permitindo a proximidade física entre vendedor e consumidor, e como tal, o recurso a ferramentas do marketing sensorial. Contudo, cada vez mais as marcas de luxo recorrem aos new media para comunicar e vender os seus produtos. Entre os vários canais de new media disponíveis, os web sites têm vindo a assumir um papel de destaque. O objetivo do presente estudo consiste em identificar e analisar a estratégia de comunicação online das 13 marcas de joias de luxo elencadas por Heine (2012) no World Luxury Brands Diretory e no diretório da “World Luxury Association”. Para o efeito foram avaliados os web sites de cada empresa nas seguintes vertentes: 1) características gerais do web site; 2) opções de interatividade; 3) opções de venda disponibilizadas; e 4) os critérios de segmentação e posicionamento escolhidos por cada marca. O estudo baseia-se na vertente quantitativa da metodologia da análise temática de conteúdo.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação em Marketing