As Questões de Género na perceção das competências para o uso de Tecnologias da Comunicação: um estudo sobre os alunos do Ensino Superior Público Português

  • Nídia Salomé Morais IPV - Escola Superior de Educação de Viseu
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro/CETAC.MEDIA
Palavras-chave: Tecnologias da comunicação, Género, Competências, Estudantes, Ensino Superior

Resumo

A investigação apresentada neste artigo teve como principal objetivo contribuir para uma compreensão mais alargada do uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem. Especificamente, procurou-se estudar a influência do género neste contexto e, no âmbito do presente artigo, apresenta-se parte da fundamentação teórica que sustenta o estudo, os objetivos e as opções metodológicas, bem como alguns dos resultados obtidos, em particular os que dizem respeito às diferenças de género na perceção das competências para o uso de TC para suporte à aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos estudantes classifica as suas competências como sendo boas ou muito boas e, no que se refere à influência do género, os testes estatísticos sugerem a existência de diferenças significativas entre o sexo masculino e o sexo feminino na perceção das suas competências para o uso de TC.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação e Educação