Brincar com o Scrach: uma experienciação privilegiada de comunicação na infância

  • Ana Patrícia Oliveira Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Maria Conceição Lopes Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Brincar, Comunicação, Infância, Scratch

Resumo

O projeto Scratch’ando com o sapo na infância é desenvolvido com crianças do jardim-de-infância e pretende demonstrar como o Scratch do MIT Media Lab (aplicação e linguagem de programação para crianças dos 8 aos 12 anos) pode promover o brincar social espontâneo (BSE) na infância, ainda que, na fase inicial as crianças sejam assessoradas pela intervenção mediadora dos adultos. A metodologia de suporte ao projeto é a investigaçãoação, sendo esta complementada pela metodologia de promoção do BSE, que evolui iterativamente ao longo de vários estádios e fases sequenciais, permitindo, ao longo do processo de aprendizagem da autonomia, identificar qual é o nível do brincar social espontâneo em que as crianças se encontram, quando brincam com o Scratch. As sessões de intervenção-formação-experienciação com a programação Scratch decorrem na Cooperativa de Educação e Ensino A Torre em Lisboa, e são realizadas em duas fases, a primeira é desenvolvida com crianças de 5 e 6 anos de idade e a segunda com crianças de 4 e 5 anos de idade. Em 2009 também foram criados, com a coparticipação das crianças, um conjunto de onze tutoriais que estão disponíveis no portal SAPO Kids (http://kids.sapo.pt/ scratch/formacao), bem como personagens (guardiões do Scratch’ando com o sapo) que guiam as crianças na narrativa e nas tarefas tutoradas para o domínio da programação Scratch. Nas sessões de intervençãoformação-experienciação utilizam-se estes tutoriais, de forma a apoiar as crianças a explorarem o brinquedo, do mesmo modo que se percebe como as crianças alvo do estudo interagem e se expressam brincriando no Scratch.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação e Educação