As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação a Distância (EAD) como propulsoras de mudanças de modelos pedagógicos

  • Ana Lúcia Buogo Universidade de Caxias do Sul
  • Carmen Regina Camana Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul
Palavras-chave: TICs, Informação, Conhecimento, Aprendizagem, EAD

Resumo

A humanidade vive hoje situações paradoxais em termos culturais, econômicos, tecnológicos, sociais, intelectuais. Se, por um lado, com as revoluções científicas, industriais e tecnológicas desencadeadas a partir da metade do século passado, o ser humano passou a ter acesso ilimitado a todo planeta, com a abertura para novas formas de lidar com a realidade e com a ampliação de oportunidades, empregos, mercados, formações; por outro, ainda percebemos a existência das desigualdades sociais, da busca pelas verdades absolutas, da repetição de modelos, das mesmas formas de aprender e conceber o conhecimento. O rompimento desse paradoxo, ou pelo menos, sua minimização, parece depender de uma nova postura diante do próprio conhecimento e da aprendizagem. É objetivo deste trabalho, decorrente de investigações realizadas no espaço de atuação das autoras no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade de Caxias do Sul – Brasil e no Núcleo de Informática na Educação da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul- Brasil, envolvendo produção de material didático com a utilização de recursos midiáticos e formação de professores para EAD, apresentar uma reflexão sobre a necessidade de se repensarem as práticas docentes na atualidade a partir da análise das condições de acesso, sistematização e produção dessa nova forma de conhecer e aprender mediadas pelas TICs, tendo a educação a distância como uma modalidade que possibilita desencadear processos de mudança na postura de professores e alunos.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação e Educação