A Visão na ponta dos dedos: o desafio dos novos recursos tecnológicos móveis na aprendizagem das crianças cegas
Resumo
Relacionando conceitos como os de comunicabilidade, sociabilidade, individualidade, autonomia, deficiência, perceções, ritmos de aprendizagem, competências, integração, entre outros, neste estudo consubstancializa-se a potencialidade sociocognitiva da criança cega com o paradoxo da interpretação do “diferente” por uma sociedade construída de e para pessoas escorreitas, num continuum de educação tiflo-socio-comunicacional. Correlacionando a tiflologia com as estratégias da infoinclusão, com o acesso aos recentes recursos tecnológicos móveis, perspetiva-se assegurar às crianças cegas o acesso à informação através do estímulo às suas competências literárias promovendo a garantia da igualdade de oportunidades. Com recurso aos sentidos remanescentes que envolvem as perceções não visuais, como a audição, o tato ou sistema háptico, a cinestesia, a memória muscular e o sentido vestibular, numa ótica integradora e inclusiva é apresentada a dinamização de um protótipo de software de introdução ao braille.