A Visão na ponta dos dedos: o desafio dos novos recursos tecnológicos móveis na aprendizagem das crianças cegas

  • Iolanda Sousa Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ECATI
  • Lurdes Guerreiro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ECATI
  • Rosário Lourenço Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ECATI
Palavras-chave: Tifloperceptibilidade, Desenvolvimento sociocognitivo, Comunicação, Recursos tecnológicos móveis, Literacia

Resumo

Relacionando conceitos como os de comunicabilidade, sociabilidade, individualidade, autonomia, deficiência, perceções, ritmos de aprendizagem, competências, integração, entre outros, neste estudo consubstancializa-se a potencialidade sociocognitiva da criança cega com o paradoxo da interpretação do “diferente” por uma sociedade construída de e para pessoas escorreitas, num continuum de educação tiflo-socio-comunicacional. Correlacionando a tiflologia com as estratégias da infoinclusão, com o acesso aos recentes recursos tecnológicos móveis, perspetiva-se assegurar às crianças cegas o acesso à informação através do estímulo às suas competências literárias promovendo a garantia da igualdade de oportunidades. Com recurso aos sentidos remanescentes que envolvem as perceções não visuais, como a audição, o tato ou sistema háptico, a cinestesia, a memória muscular e o sentido vestibular, numa ótica integradora e inclusiva é apresentada a dinamização de um protótipo de software de introdução ao braille.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação e Educação