Signos de uma ideologia: A fotografia sobre o Brasil na obra ‘O Berço da Desigualdade’, de Sebastião Salgado

  • Ana Carmem do Nascimento Silva UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Élmano Ricarte de Azevêdo Souza UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar de Moais Nobre UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Análise fotográfica, Semiótica peirciana, Ideologia, Sebastião Salgado, O Berço da Desigualdade

Resumo

Analisa-se oito fotografias produzidas no Brasil, presentes na obra ‘O Berço da Desigualdade’ (2009), cuja autoria é de Sebastião Salgado e Cristovam Buarque. Apresenta-se possibilidades interpretativas dos textos visuais em complementação com os textos escritos. Elege-se a semiótica peirciana, e especificamente a teoria dos interpretantes como alicerce do desenvolvimento metodológico da pesquisa, como também as questões técnicas da linguagem fotográfica. Acredita-se que Sebastião Salgado por meio de suas fotografias, torna proeminente a discussão sobre problemáticas sociais específicas, no sentido de reivindicar pela dignidade, como também pela democracia dos direitos humanos e sociais dos seres fotografados. E ainda, percebe-se a força do interpretante final durante a análise.

Publicado
2013-01-01