O corpo simbólico masculino

  • Wilson Pereira Dourado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Publicidade, Consumo, Semiose, Mídia, Corpo e imagem

Resumo

Fruto de investigações iniciadas para tese de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na linha de pesquisa em análise das mídias, este trabalho tem por objetivo demonstrar como está hoje sendo representada a imagem do masculino em revistas impressas. Investiga o dilema contemporâneo instalado pela mídia que aponta o narcisismo como traço característico de uma sociedade de consumidores e instala um homem simbólico, fetichizado, com metas e desafios sobre-humanos ditados pelo discurso mediático que promete revelar uma vida saudável e de gozo pleno. Metodologicamente, esse estudo baseia-se na análise dos pôsteres da revista Men’s Health com seu aparato signico que compõe a imagem desse homem tomando como princípio o referencial narcisista veiculado pelos meios de comunicação que transformam o sujeito no seu próprio ideal, em uma dimensão efetivamente simbólica. Intentase analisar alguns padrões discursivos estabelecidos para a construção da imagem desse novo tipo de homem que eram, aparentemente, e até então, característicos do universo feminino.

Publicado
2013-01-01