As Festas Populares de Lisboa e o Fotojornalismo do periódico Correio da Manhã

  • Élmano Ricarte de Azevêdo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Carmem do Nascimento Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar de Moais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Fotografia jornalística, Manifestações culturais, Festas de junho, Semiótica da comunicação, Folkcomunicação

Resumo

Investiga-se e analisa-se a representação e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas do periódico Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas o mês de junho de 2012, com base na semiótica da comunicação e na teoria da Folkcomunicação. A partir dessas teorias pressupomos que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas e dos santos católicos. A pesquisa, ainda em andamento, já aponta que há um olhar comum ao se retratar a cultura popular no veículo de comunicação. Um olhar cujas características são de um paradigma dominante que exclui conhecimentos ditos não eruditos.

Publicado
2013-01-01