Jornalismo de Dados e Mapping Art: possíveis aproximações

  • Daniel Góis Rabêlo Marques UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Karla Schuch Brunet UFBA - Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Cibercultura, Big data, Jornalismo de dados, Mapping art

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar os limites e aproximações entre o Jornalismo de Dados e a Mapping Art, percebendo ambos enquanto produtos de
fenômeno digital emergente, o Big Data, e da crescente presença de Bases de Dados na cultura contemporânea. A partir de uma revisão bibliográfica o artigo retoma os principais pensamentos referentes ao fenômeno Big Data e das diferentes manifestações das bases de dados na cultura, apresentando em seguida o Jornalismo de Dados e a Mapping Art enquanto frutos desse cenário informacional. Por fim, a partir de uma análise de dois projetos dos campos supracitados, o artigo aponta para os possíveis limites e aproximações entre as duas áreas, o jornalismo e a arte, no contexto digital do Big Data.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação, Arte e Design