Pietà Árabe: O contributo discursivo do World Press Photo (2012) para a estetização da Informação

  • Andreia Cruz Escola Superior de Comunicação Social (IPL)
  • Maria José Mata Escola Superior de Comunicação Social (IPL)
  • Isabel Simões-Ferreira Escola Superior de Comunicação Social (IPL)
Palavras-chave: Estética, Discurso, Fotojornalismo, World Press Photo, Primavera Árabe, Pietà

Resumo

A World Press Photo (WPP) é um dos mais emblemáticos e prestigiantes concursos de fotojornalismo, que conta com milhares de participações anuais. As fotografias selecionadas são notáveis pelos assuntos que tratam, mas são especialmente admiráveis pela forma como representam esses acontecimentos. O presente estudo visa, por isso, analisar a fotografia vencedora da WPP (2012) respeitante a um episódio da revolução da Primavera Árabe, da autoria do fotojornalista catalão, Samuel Aranda. Partindo de uma revisão teórica sobre a dimensão estética do fotojornalismo e o construtivismo das imagens produzidas, este artigo explora, por isso, o poder da voz do visual no campo jornalístico, tendo presente a multifuncionalidade do discurso imagético a vários níveis: ideacional, interpessoal e textual.

Publicado
2013-01-01
Secção
Comunicação, Arte e Design