A educação musical na multideficiência: impacto no comportamento pessoal e social de uma comunidade em particular

  • Raquel Maia Resende Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Música, Comunidade, Educação, Multideficiência, Comportamento pessoal e social

Resumo

O presente artigo reflete um estudo que investiga o impacto da música na melhoria da qualidade de vida de uma população de adultos com deficiência mental, sensorial e motora, ao nível dos seus comportamentos e capacidades de comunicação e expressão interpessoal. Sob a premissa de que a educação é um direito social de todos os indivíduos, independentemente das suas condições biológicas, económicas, sociais ou faixa etária, esta investigação procurou fornecer oportunidades igualitárias e multifacetadas segundo os interesses e necessidades de uma comunidade em particular, utilizando a música enquanto veículo eficaz nas trocas sociais não-verbais e na promoção de bem-estar. Foi conduzida uma intervenção prática semanal durante o ano letivo de 2014/2015, ao longo de 10 meses, junto de uma comunidade de adultos com multideficiência. Após terem sido delineados os objetivos específicos e individuais, realizaram-se dois períodos de experimentação, entre os quais se procedeu à aferição de ferramentas. Os resultados das sessões musicais implementadas foram avaliados através de uma escala de avaliação e de questionários. Provou-se que todos os objetivos foram concretizados e concluiu-se que a música pode proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida de uma população com deficiência ou incapacidade.

Publicado
2019-05-20