Processo coreográfico e performativo da coreógrafa/bailarina solista, e a sua relação com a prática do Yoga, na elaboração e interpretação da obra coreográfica “Inspiração”: um estudo prático

  • Raquel Oliveira Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Dança, Yoga, Bailarina, Processo coreográfico, Obra coreográfica

Resumo

Como se constitui o processo de criação de uma obra coreográfica solista concebida e interpretada pelo próprio bailarino? Durante o 3º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip ’15, em Aveiro) apresentei, em formato de recital-conferência, o meu processo coreográfico, e o produto (em processo), resultantes da pesquisa prática levada a cabo no doutoramento em Dança – na FMH | UL -, cujos objetivos se centram no processo de criação e de interpretação, na reflexão sobre o processo criativo, e na influência que a prática do Yoga tem nestes 3 processos: criativo, performativo e reflexivo. A metodologia e a prática de investigação artística, utilizando tecnologias multimédia, foram apresentadas através da definição da dinâmica de construção coreográfica e da procura de uma linguagem despojada e significativa inerente à vivência de posturas e narrativas a partir do Yoga.

Na primeira parte, apresentei um momento performativo de 20 minutos, com excertos da obra coreográfica “Inspiração”, criada no âmbito do doutoramento e que simboliza o meu encontro com o Yoga que me impulsionou para um outro nível de entendimento da Dança. Na segunda parte dei a conhecer a dinâmica da prática artística utilizada, recorrendo a um vídeo que documenta a fase de ensaios de criação coreográfica e que mostra de forma resumida o meu método de trabalho.

Publicado
2019-05-20