Percepções do professor de Educação Física relativamente ao ensino da Dança: Estudo de Caso

  • Luisa Alegre FMH-UTL
Palavras-chave: Educação Artística, Dança, Ensino Básico, Educação Física

Resumo

Este estudo piloto procura entender o que tem sido o ensino da Dança no sistema educativo português através das percepções da professora Raquel Oliveira: uma profissional do ensino da área curricular de Educação Física, aposentada do exercício docente, com 38 anos de experiência e pioneira na introdução, participação e disseminação das actividades rítmicas expressivas, consagradas no Programa Curricular de Educação Física do Ministério da Educação (1991) e no Programa do Desporto Escolar.

A metodologia utilizada consiste num estudo de caso e baseia-se numa análise de fundamentação fenomenológica a partir de uma entrevista aberta, que nos levou ao levantamento das principais questões com que se debatem os Professores de Educação Física relativamente à Dança.

Com este testemunho esperamos não apenas ajudar a compreender as  perspectivas e as percepções dos professores de Educação Física, como adquirir maior conhecimento sobre a realidade com que Raquel Oliveira e os seus colegas, se têm confrontado ao longo dos anos relativamente ao ensino da Dança em contexto escolar.

Referências

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Publicado
2010-10-15