A versatilidade tímbrica do Vibrafone: uma fonte de coloridos sonoros

  • Fernando Chaib Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Vibrafone, Performance Musical, Exploração Tímbrica

Resumo

O artigo aborda questões práticas relativas à performance musical no vibrafone. Conceitos técnicos para a execução do repertório destinado a esse instrumento, geralmente transmitidos via tradição oral, são aqui ilustrados e formalizados afim de estabelecer um critério mínimo na bibliografia especializada em performance musical. Para isso são utilizados exemplos musicais extraídos de obras consagradas no cenário musical contemporâneo. Este trabalho poderá servir como ferramenta para o desenvolvimento pedagógico e artístico de percussionistas e compositores.

Referências

ALMEIDA, Flávio (2007) Entrevista concedida em 12/04/2007. Aveiro, Portugal.
BURTON, Gary (1966) Introduction to Jazz Vibes. Nova Iorque: Creative Music.
CHAIB, Fernando (2007) Exploração Tímbrica no Vibrafone: Análise Interpretativa da obra Cálculo Secreto, de José Manuel López López. Dissertação de Mestrado. Aveiro: DeCA, Universidade de Aveiro.
_________. (2008) “Let Vibrate: Um breve panorama sobre o vibrafone na música do século XX”. Revista Opus, Vol.14 No.1: 50-64. Goiânia, GO.
DEANE, Christopher (1983) Mourning Dove Sonnet. Manuscrito do autor.
_________. (1996) The Pocryphal Still Life. Manuscrito do autor.
DELP, Ron (1975) Vibraphone Technique: four-mallet chord voicing. Berklee Press Publications
FRIEDMAN, David (1973) Vibraphone Technique: Dampening and Pedalling. Berklee Press Publications.
_____________. (1987) Mirror From Another – A Collection of Solo Pieces for Vibraphone. Belwin Mills, Fl.
FRUNGILLO, Mário (2002) Dicionário de Percussão. São Paulo: Editora Unesp.
HENRIQUE, Luís L. (2007) Acústica Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
HOLLY, Rich (1987) “Feature: Vibraphone – Introduction”. Percussive Notes, Vol. 25, n. 2: 7-16.
HOWLAND, Hector (1977) “The Vibraphone: A Summary of Historical Observation with a Catalogue of Selected Solos and Small Ensemble Literature”. Percussive Notes Research Edition, Vol. 14, n. 3: 77-93.
LESNIK, Igor (1997) “Milhaud's Concerto for Marimba, Vibraphone and Orchestra”. Percussive Notes, Vol. 35, n. 3: 58-60.
LÓPEZ LÓPEZ, José M. Cálculo Secreto. Partitura manuscrita. Madrid: 1994.
MOLENHOF, Bill; SAINDON, Edward; WIENER, Ron (1983) “Vibraphone Feature Intro”. Percussive Notes, Vol. 22, n. 1: 46-62.
SAMUELS, David (s/d) A Musical Approach to Four-Mallet Technique for the Vibraphone vol. 1 & 2. New York: Manhattan Music Publications.
SCHAEFFER, Pierre (1966) Traité dês Objets Musicaux. Paris: Nouvelle Edition.
SEJOURNÉE, Emmanuel (1999) Concerto Pour Vibraphone et Orchestre à Cordes. Paris: Alphonse Leduc.
SMITH, Stuart. S. (1975) Links, Links no.2, Links no.3. New York: Smith Publications.
TAKEMITSU, Toru (1981) Rain Tree. Tienen, Bélgica: Percussion Music Europe.
UDOW, Michael (1986) The Contemporary Percussionist: 20 Multiple Percussion Recital Solos. Meredith Music Publications. Ft. Lauderdale.
WELSH, John P. (1983) “Stuart Smith’s “Links” Series”. Percussive Notes Research Edition. Vol. 21, n. 3: 75-89.
ZAMPRONHA, Edson (2007) Entrevista concedida em 20/03/2007. Aveiro, Portugal.
Publicado
2010-10-15