Entre Portugal e a Índia: Viagens de sons e de emoções numa experiência de trabalho de campo

  • Ana Cristina Almeida Universidade de Aveiro
Palavras-chave: trabalho etnográfico, práticas musicais, herança colonial

Resumo

Este artigo pretende partilhar os resultados obtidos durante a minha primeira experiência de trabalho de campo em Damão (Índia) que decorreu em 2008 e que foram actualizados e aprofundados durante a minha segunda e mais prolongada permanência no terreno em 2010. O meu objecto de estudo centrou-se na identificação do contexto musical da comunidade católica damanense e no conhecimento das suas práticas musicais, que dividi em religiosas – no contexto público (as missas diárias, as novenas e ladainhas e a performance de motetos durante a Quaresma) e no contexto doméstico (a visita domiciliária da imagem da Nossa Senhora e a prática do Louvado do Menino Jesus) – e não-religiosas (o mandó, o casamento e práticas seculares associadas e a organização de grupos de dança tradicional portuguesa). Procurei ainda perceber o papel central que a música desempenha em três escalas como diferenciador de Damão em relação à Índia, da comunidade católica em relação à restante população damanense e como identificador das diversas gerações no contexto da comunidade católica.

Referências

Bibliografia

Moniz, António Francisco (1923) Notícias e Documentos para a História de Damão – Antiga Província do Norte, 4 volumes. (pp. 283-296);
Moniz, António Francisco (1925) “The Negroes and St. Benedict’s Feast” in Na In the Mission Field. The Diocese of Damaun. (pp.567-572)

Entrevistas:

Fremiot Mendonça, 02 e 14/01/2010 e 07/02/2010;
Auta Mendonça, 14/01/2010;
Noel Gama, 07/03/2010
Publicado
2010-10-15