Padrões de dedos: uma contribuição à técnica violinística aplicada a alunos do ensino superior

Palavras-chave: Técnica violinística, Padrões de dedos, Optimização do estudo

Resumo

Este artigo tem como objectivo estudar três autores: William Primrose, Robert Gerle e Barbara Barber que, nos seus livros voltados à prática violinística, apresentam o sistema de Padrões de dedos como um recurso técnico da mão esquerda, visando a optimização do estudo. Após analisada cada abordagem extraíram-se as principais características que, posteriormente, foram aplicadas em alunos do ensino superior da Universidade de Aveiro, pelo professor da classe. Esta investigação pretendeu testar a funcionalidade, aproveitamento e utilidade dos principais elementos estabelecidos, a fim de seleccionar aqueles que mais se destacaram. Os resultados obtidos apontam para que a utilização do sistema de Padrões de dedos optimiza a prática do violinista, melhorando a performance musical.

Referências

Barber, Barbara (2008), Fingerboard Geography for Violin, Volume 1, CA: Alfred Publishing Company.
Dart. T, Morehen. J, Rastall. R (2001) “Tablatura” in Sadie, Stanley (org.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, London: McMillan. Vol 24, 905-912.
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Lüdk, Menga e André, Marli (2005), Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, Editora Pedagógica e Universitária Ltda.
Primrose, Willian (1960), Technique is memory: a method for violin and viola players based on finger patterns, London: Oxford University Press.
Publicado
2010-10-15