Duas obras de autores portugueses para órgão no contexto de concursos de Composição nos anos 60

  • Celina Martins Universidade de Aveiro

Resumo

A produção organística  das primeiras décadas do séc. XX em Portugal é praticamente insignificante. As obras escritas nos anos 60 permanecem inéditas, mas algumas há, que merecem particular destaque.

Pretende-se nesta comunicação dar a conhecer a evolução da cultura organística portuguesa ao longo do séc. XX, focando tanto o ponto de viragem para o ressurgimento da cultura organística, como os concursos que  motivaram a composição para Órgão. Assim, apresentam-se o Tríptico para Órgão de Manuel Faria, escrito para o Concurso Nacional de Composição Carlos Seixas em 1963, e as Variações sobre o nome de Igor Stravinsky de Constança Capdeville, escritas para o Concurso de Composição do Conservatório Nacional no ano de 1962. Faz-se a apresentação dos autores e uma breve descrição destas obras, que despertam particular interesse pela originalidade de alguns processos  utilizados e pela modernidade da linguagem.

Referências

BIBLIOGRAFIA

Capdeville, Constança (1963) Variations sur le nom de Igor Strawinsky, Manuscrito Original.
Castelo-Branco, Salwa (Dir.) (2010) Enciclopédia da música portuguesa no Séc. XX. Círculo de Leitores “Temas e Debates”.
Faria, Cristina (1998) Manuel Faria. Vida e Obra. V. N. Famalicão: Câmara Municipal de V. N. Famalicão.
Faria, Manuel (1963) Tríptico para Órgão. Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: Manuscrito original.
Freitas, Frederico de (1962) Sonata de Igreja para festejar a noite de Natal. Casa da Sr.ª D.ª Elvira de Freitas – Lisboa: Manuscrito Original.
Martins, Celina Teixeira (2008), O Tríptico para órgão de Manuel Faria no contexto do repertório organístico do séc. XX. Tese de mestrado desenvolvido na Universidade de Aveiro.
Portugal, José Blanc de (1962) “Quatro Novíssimos da música actual: Dodecafonismo Serial – Música Electrónica – Música Concreta – Música algorítmica”. In Separata de Rumo – Revista de Problemas actuais. Porto.
Serrão, Maria João (2006) Constança Capdeville – Entre o Teatro e a Música (Colecção “Ensaios Musicológicos” n.º2). Lisboa: Edições Colibri.
Fundação Calouste Gulbenkian (1967) Música Latina para órgão em 5 recitais por Monserrat Tourrent, Antoine Sibertain-Blanc, Gertrub Mersiovsky – Sé catedral de Lisboa, Abril de 1967. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Diário do Governo, Série III, N.º 201, 28 de Agosto de 1961.
Diário do Governo, Série III, N.º 46, 23 de Fevereiro de 1962.
Diário do Governo, Série III, N.º 217, 14 de Setembro de 1962.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Concurso Musical Guilhermina Suggia e Carlos Seixas. PT-TT-SNI/RCP/C/11-2.
Correspondência sobre o Concurso Musical Guilhermina Suggia e Carlos Seixas – Secretariado Nacional de Informação. PT-TT-SNI/RCP/C/11-2/1, IGAC, caixa 555, 1959-1973.
Correspondência sobre o Concurso Musical Guilhermina Suggia e Carlos Seixas – Secretariado Nacional de Informação, PT-TT-SNI/RCP/C/11-2/1, IGAC, caixa 556, 1959-1973.
Prémio Nacional de Música Carlos Seixas. PT-TT-SNI/RCP/C/11-3.
Correspondência sobre o Prémio Nacional de Música Carlos Seixas – Secretariado Nacional de Informação. PT-TT-SNI/RCP/C/11-2/3, caixa 557. 1959-1973.
Correspondência sobre o Concurso Musical Guilhermina Suggia e Carlos Seixas – Secretariado Nacional de Informação, PT-TT-SNI/RCP/C/11-3/1, IGAC, caixa 557, 1959-1973.

Arquivo-morto do Conservatório Nacional
Carta do Director do Conservatório Nacional, Ivo Cruz ao Director-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes de 4 de Dezembro de 1962.
Programa de concerto de 18 de Janeiro de 1964 no Conservatório Nacional.
Aviso referente ao Prémio do Conservatório Nacional para a disciplina de Composição no ano de 1963.
Publicado
2010-10-15