A viola e o violão na canção de câmara brasileira: representações musicais

  • Cláudia Araújo Garcia Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil
Palavras-chave: Violão, Viola, Canção de câmara brasileira, Imagem, Associações simbólicas

Resumo

Intrinsecamente ligados à canção, a viola e o violão participaram de maneira decisiva no surgimento e configuração dos principais gêneros vocais brasileiros. Trazidos pelos portugueses, esses instrumentos conquistaram enorme popularidade e foram, paulatinamente, se estabelecendo: o violão, na área urbana, tornando­se elemento de mediação e difusão cultural, e a viola, no interior, passando a acompanhar outro tipo de canção, a moda de viola. Perpassando sua vertente popular, precisamos verificar como esses instrumentos se fizeram presentes na canção de câmara brasileira através da representação ou tradução de suas imagens e sonoridades no acompanhamento pianístico. Primeiramente, investigaremos que recursos musicais e idiomáticos são utilizados pelo piano para construir as canções nacionalistas que têm a viola e o violão como título ou tema. Em seguida, estabeleceremos as associações simbólicas a que esses elementos musicais nos remetem, como ambientes, práticas e contextos. Por fim, verificaremos a hipótese de que o violão – combatido e estigmatizado por sua relação com a vadiagem e boemia – seria aceito na esfera erudita através da tradução de sua imagem e sonoridade pelo piano. Ou seja, deslocado de seu espaço original, mas mantendo sua identificação com a cultura brasileira, o violão teria sua entrada permitida através do tratamento artístico e culto que o piano poderia lhe conferir. Para verificar essa representação musical e simbólica, recorremos à análise da obra de importantes compositores nacionalistas como Heitor Villa­Lobos, Oscar Lorenzo Fernandez e Mozart Camargo Guarnieri. De maneira geral, foi possível observar por meio desse estudo que alguns procedimentos, como cromatismos, staccatos, baixos melódicos e contrapontísticos, são comuns tanto à viola quanto ao violão. Porém, a forma de tratá­los modifica seu sentido. Assim, enquanto a viola se traduz através de recursos musicais relacionados ao meio rural, como o uso de terças paralelas e glissandos, o violão se revela caracterizado por sua tradição como instrumento urbano, acompanhador da modinha, onde os elementos do choro e da seresta determinariam não só sua linguagem e espaço como também a formação de um repertório de canção de câmara brasileira originalmente escrito para voz e violão.

Publicado
2019-04-03