A hipótese da existência de um “campo de ensino de canto no Brasil”
Resumo
Nesta comunicação pretendo apontar alguns pontos da pesquisa de doutorado que realizo na UNIRIO (iniciada em 2013), cujo tema é o ensino de canto popular no Brasil. A pesquisa que já realizei até esta fase do trabalho, indica que a oferta de ensino de canto popular tem aumentado no país e que existe a necessidade de criar e desenvolver didáticas que apoiem essa nova demanda. Essa pesquisa pretende localizar uma disputa pelo mercado de trabalho do profissional da voz cantada e sugere que, através da teoria dos campos de Pierre Bourdieu (2003) poderíamos vir a ter um novo entendimento sobre essa realidade. Sugerimos que exista um “campo de ensino de canto no Brasil” e que, além dele, um “subcampo de ensino de canto popular” vem se configurando nos últimos 40 anos. Nesse artigo também vou apresentar um dos questionários que serão enviados a professores de canto popular, para que, através dele, possamos tentar conhecer melhor a realidade de seu trabalho. O objetivo dessa pesquisa consiste em conhecer em profundidade o ensino de canto popular hoje, suas principais tendências e problemas.