A hipótese da existência de um “campo de ensino de canto no Brasil”

  • Clara Sandroni Programa de Pós­graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: ensino de canto, canto popular, professor de canto popular, campo

Resumo

Nesta comunicação pretendo apontar alguns pontos da pesquisa de doutorado que realizo na UNIRIO (iniciada em 2013), cujo tema é o ensino de canto popular no Brasil. A pesquisa que já realizei até esta fase do trabalho, indica que a oferta de ensino de canto popular tem aumentado no país e que existe a necessidade de criar e desenvolver didáticas que apoiem essa nova demanda. Essa pesquisa pretende localizar uma disputa pelo mercado de trabalho do profissional da voz cantada e sugere que, através da teoria dos campos de Pierre Bourdieu (2003) poderíamos vir a ter um novo entendimento sobre essa realidade. Sugerimos que exista um “campo de ensino de canto no Brasil” e que, além dele, um “subcampo de ensino de canto popular” vem se configurando nos últimos 40 anos. Nesse artigo também vou apresentar um dos questionários que serão enviados a professores de canto popular, para que, através dele, possamos tentar conhecer melhor a realidade de seu trabalho. O objetivo dessa pesquisa consiste em conhecer em profundidade o ensino de canto popular hoje, suas principais tendências e problemas.

Publicado
2019-04-03