Processos de construção da cultura em Penha Garcia: estudo sobre Catarina Sargenta, um ícone da música de matriz rural

  • António Ventura Universidade de Aveiro, Portugal
Palavras-chave: Etnografia, Catarina Sargenta, Penha Garcia, Etnomusicologia

Resumo

Catarina Sargenta (1913­2003) é um ícone de Penha Garcia. Em 2005 foi erigido um monumento a esta adufeira cuja voz e “toque no adufe” foram registados por sucessivos etnógrafos desde o início dos anos 1960. “Pastora”, “tecedeira”, “trabalhadora rural”, “semiletrada”, segundo o inquérito feito por Giacometti em 1970, conquistou visibilidade à escala nacional através dos media. Atualmente, em 2015, os registos da sua voz e “toque” do adufe disponíveis no Youtube têm um número de visualizações muito superior ao número de habitantes da aldeia de Penha Garcia, testemunhando exemplarmente o alcance e o impacte da sua voz. Este estudo etnomusicológico sobre a cantadeira e adufeira Catarina Sargenta tem como objetivos contribuir para o conhecimento do papel da etnografia musical na construção de ícones da música de matriz rural em Portugal; conhecer o percurso de vida de Catarina Sargenta e perceber como, no século XXI, tradições musicais de matriz rural objetificadas (Handler 1988) por sucessivos etnógrafos constroem o lugar de Penha Garcia. A investigação sustenta­se em pesquisa arquivística e bibliográfica e em trabalho de campo, o qual incluiu a realização de entrevistas a pessoas que conviveram com a adufeira e a observação de eventos.

Publicado
2019-04-03