1-2-experiência-som: da palavra em cena n'As Lágrimas de Saladino
Resumo
O presente artigo faz parte de uma proposta de estudo sobre a presença da ação da palavra em cena na dança contemporânea e concentra-se n’As Lágrimas de Saladino, trabalho de Rui Horta com Tiago Rodrigues que, entre outros, é temática alvo de investigação. Independentemente das relações de sentido a que apela, a palavra falada em cena é considerada pela sua natureza física e pensada enquanto processo com capacidade para atuar através do seu valor sonoro e vocal. Observando a justaposição e compatibilidade de ideias de diversos autores, são tópicos principais de discussão o valor sonoro da palavra e a sua percepção no constante jogo de relações em cena. A partir da dimensão da concretude sonora ensaia-se uma possibilidade de vínculo da palavra falada em cena com o corpo e a dança contemporânea. O processo de dar palavra ao corpo que dança diante de Outro pode perceber-se como forma de dar voz e potencializar a dança e o evento teatral e performativo. Da perspetiva d’As Lágrimas de Saladino – que oferece vasto material para o exercício da consciência de escuta – a experiência da sonoridade da palavra falada sobrepõe-se ao seu sentido linguístico o que permite-nos considerar, também, falar de dança como processo de uma experiência percetiva de natureza auditiva.