Criação de uma interpretação com base na exploração de um imaginário colectivo

  • Shari Simpson de Almeida INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança, CAPES, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Density 21.5, Syrinx, concepção interpretativa, performance multimédia

Resumo

Durante o 2º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip Aveiro 2013) foi apresentada uma performance das obras Syrinx (Debussy 1913) e Density 21.5 (Varèse 1936), ambas para flauta solo, na qual foram utilizados recursos de luz, vídeo e um áudio eletroacústico. A seguir à performance, houve uma palestra sobre a pesquisa realizada no processo de criação: além de pesquisa bibliográfica foram também considerados depoimentos de flautistas, obtidos por entrevistas abertas e semi-estruturadas. O objectivo central das entrevistas realizadas foi captar as diferentes estratégias expressivas dos intérpretes e investigar se há aspectos semelhantes entre elas, que indicariam uma espécie de imaginário coletivo das obras. Neste artigo, a performance apresentada durante o “Post-ip” será descrita e o processo de criação e pesquisa envolvidos no desenvolvimento da performance serão apresentados e discutidos.

Publicado
2019-03-29