O espólio de Manuel Faria na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra: O caso dos Due Mottetti per coro e organo. Uma performance sustentada na pesquisa musicológica

  • Paulo Bernardino INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança. Universidade de Aveiro / Portugal
Palavras-chave: Manuel Faria, Música Sacra em Portugal no século XX, performance, música coral

Resumo

Celebrou-se em 2013 o 30º aniversário da morte do padre e compositor Manuel Faria (1916 – 1983). Apesar da investigação já realizada, está por conhecer grande parte da sua obra, essencialmente devido à falta de um estudo exaustivo do espólio, nas suas múltiplas vertentes, que se encontra na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Este artigo – inserido no âmbito dos estudos em ʻperformance historicamente informadaʼ (Butt 2002) – parte do processo de pesquisa, tratamento e análise do acervo acima referido, para a discussão de questões que se colocam à reconstituição e edição de Due Mottetti per coro e organo (1944), tendo como objetivo principal partilhar experiências e discutir problemas relacionados com a organização, inventariação, catalogação, estudo e posterior performance das obras de Manuel Faria. A integração de peças soltas em unidades maiores, característico em Manuel Faria, colocou novos desafios à pesquisa que foram ultrapassados a partir de um estudo em publicações periódicas. A primeira audição moderna de Due Mottetti per coro e organo foi realizada a 12 de Abril de 2012, suscitando questões interpretativas que posteriormente, numa segunda fase, serão aprofundadas e analisadas aquando da apresentação da versão orquestral Três Motetes para Coro e Orquestra (1965) a realizar em Novembro de 2014.

Publicado
2019-03-29