Percursos da dança portuguesa em espetáculos de ópera e músicoteatrais: considerações sobre a atuação dos “encenadores-coreógrafos” (1940-2014)

  • Nuno Fidalgo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / Portugal
Palavras-chave: Ópera, Teatro-Música, Dança, Portugal, Séculos XX-XXI

Resumo

Estudar o panorama operático e músico-teatral português das últimas décadas, em particular as suas práticas de encenação, significa ir ao encontro de uma geografia artística própria, que agrupou mais de 50 criadores provenientes de domínios muito distintos. Este facto é revelador não só da diversidade que caracteriza o panorama em questão, mas também de um experimentalismo crescente em torno dos géneros músico-teatrais que se tem observado, um pouco por todo o país, em diferentes instituições e circuitos artísticos. Ao focar um grupo específico de encenadores oriundos da dança portuguesa, procuro não só aprofundar o olhar sobre a encenação operática e músico-teatral em Portugal, mas também descrever a participação dos coreógrafos portugueses no contexto visado, restituindo o percurso de alguns criadores que colaboraram nas temporadas líricas do Teatro Nacional São Carlos, entre 1940 e a actualidade, e inquirindo a intervenção da “Nova Dança Portuguesa” em produções músico-teatrais dos últimos 20 anos.

Publicado
2019-03-29