Educação Musical nos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo

  • Mirtes Júlia de Sousa Ferreira Instituto de Artes – UNESP
Palavras-chave: Educação Musical, Políticas Culturais, Pontos de Cultura

Resumo

A presente pesquisa de mestrado, em andamento, tem como foco a interface entre Educação Musical e Políticas Culturais. O estudo, construído a partir de uma análise documental, objetiva a análise das concepções que os proponentes dos Pontos de Cultura tem acerca da formação musical. Procurando fomentar a discussão sobre Políticas Culturais no âmbito da Educação Musical, esse trabalho aponta iniciativas que emergem da sociedade como espaços de aprendizagem musical, reconhecidos e beneficiados pelas políticas públicas de cultura. A pesquisa procura aprofundar o debate sobre o programa do Ministério da Cultura intitulado Programa Cultura Viva e sua ação prática – Pontos de Cultura – apoiando-se no discurso oficial do governo, nos estudos sobre políticas culturais no Brasil e sobre as práticas musicais nesses espaços. Resultados iniciais apontam para a importância desses Pontos de Cultura enquanto espaço de aprendizado musical, sendo, em muitos casos, as únicas instituições destinadas ao ensino de música em seus municípios. Os dados evidenciam também a formalidade presente na “educação musical não-formal” praticada nessas instituições e a intensa participação das mesmas na discussão e formulação das políticas culturais no Brasil.

Publicado
2019-03-29