O Music-making do guitarrista-compositor contemporâneo

  • Marcos Kröning Corrêa INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança. Universidade de Aveiro / Portugal
Palavras-chave: music-making, guitarrista-compositor, discos, festivais

Resumo

Este artigo descreve linhas gerais da minha investigação doutoral realizada na Universidade de Aveiro sobre o music-making de guitarristas-compositores surgidos nos anos 1970/80 que gravam sua própria obra em discos, tocam a mesma em concertos e também a ministram em aulas. Como performer que também compõe para o instrumento, busco uma teorização do music-making. Os caminhos metodológicos desta investigação qualitativa foram desenvolvidos através: 1) da investigação de discos gravados; 2) do estudo observacional participante de design flexível nas master classes, ensaios e recitais; 3) do estudo de documentos escritos pelos sujeitos da pesquisa. A partir da pesquisa discográfica com dezasseis guitarristascompositores, Roland Dyens e Dusan Bogdanovic tornaram-se o eixo principal desta investigação. Examino como os mesmos articulam as formas do music-making em situações presenciais, comparando-as com os discos gravados. A pesquisa de campo foi realizada de outubro de 2012 a outubro de 2013 em França, Espanha, Liechtenstein e Sérvia. A coleta de dados ocorreu nos Festivais de Colmar, Belgrado, Sevilha e Vaduz. A observação de recitais ocorreu em Paris, Strasbourg e Colmar. Para a análise dos dados me apoio nos modos de ‘composiçãoperformance’ de Finnegan (1989) e na tipologia de music-making de Elliot (1995).

Publicado
2019-03-29