Discursos polifónicos na obra de Luciano Berio (1925-2003): o conceito de amálgama do timbre na análise e interpretação da Sequenza V
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a Sequenza V do compositor Luciano Berio, com foco na sua interpretação. A análise propõe uma discussão sobre a transformação sonora que resulta de um jogo polifónico de caráter multifónico, baseado fundamentalmente no timbre. Com este trabalho, procura-se contribuir para a fomentação de referências da área, especialmente sobre aspectos interpretativos concernentes ao repertório contemporâneo. Como metodologia, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à análise musical e ao estudo prático e construção performativa da obra ao trombone. O processo de preparação e estudo da obra no trombone seguiu as quatro dimensões de análise propostas pelo compositor - temporal, tonal, dinâmica e morfológica - e que estão expressas numa entrevista publicada em 1980. Esta pesquisa procura mostrar ainda como a ideia de polifonia latente se expressa na Sequenza V e como se intensifica progressivamente ao longo da obra.