O ensino especializado da música face à avaliação externa de escolas

  • Helena Queirós Universidade do Minho, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
  • Joana Sousa Universidade do Minho
Palavras-chave: Ensino especializado da música, Avaliação Externa de Escolas, Impacto e efeitos

Resumo

Este artigo resulta do estudo realizado no âmbito do projeto de investigaçãoo “Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O objetivo desta comunicação consiste em contextualizar o ensino especializado da música face ao mundo atual e às políticas educacionais de accountability, escolas eficazes e a avaliação externa de escolas (Taubman: 2009). Segundo dados publicados pelo Ministério da Educação sobre o ensino especializado da música, é possível verificar que em Portugal há uma ausência de estudos científicos nesta área (Domingues: 2007). Em 2006 a implementação da Avaliação Externa de Escolas (AEE) veio promover junto dos Conservatórios a prestação de contas, a reorganização e a uniformização dos seus procedimentos, bem como a autoavaliação, conforme as políticas educativas nacionais. As tendências emergentes revelam que no ensino especializado da música, a AEE tem um efeito direto na reorganização interna das escolas, exigindo a todos os intervenientes os mesmos procedimentos com vista a uma uniformização e impondo a necessidade dos Conservatórios efetuarem a autoavaliação e autorreflexão.

Publicado
2019-03-22