Otimização do ensino aprendizagem instrumental: um estudo sobre a memorização de informações nas aulas de violino

  • Clarissa Foletto INET-MD – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança Universidade de Aveiro / Portugal
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem instrumental, comunicação, pistas de ensino, memória, competências performativas

Resumo

O presente estudo investiga como os professores de violino podem auxiliar os alunos a otimizarem o processo de memorização. Autores que investigaram esta temática destacaram a necessidade de um acesso eficaz às informações armazenadas, através da utilização de “pistas” (Retrieval Cues). No ensino do desporto essas mesmas “pistas” vêm sendo investigadas como forma de melhorar a comunicação, bem como promover uma aprendizagem mais significativa e que otimize a memorização. O objetivo deste estudo exploratório foi identificar pistas de ensino e o seu uso em aulas individuais de violino. Esse tópico de investigação surgiu a partir da minha experiência de sala de aula enquanto professora de violino, quando muitas vezes me questionei: “Porque preciso repetir tantas vezes determinadas instruções a alguns alunos? Porque é que às vezes os alunos não se lembram das informações na aula seguinte?” Essas e outras perguntas me levaram a uma observação detalhada sobre a interação entre professor e aluno num contexto de aula instrumental. Os resultados deste estudo enfatizam a importância e a necessidade de sistematizar o uso das pistas de ensino como ferramentas de aprendizagem.

Publicado
2019-03-22