A copresença em cena do verbal e do físico em práticas dramatúrgicas na dança contemporânea

  • Andreia Dias Marques Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Portugal. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / Brasil
Palavras-chave: dramaturgia em dança, palavra, ação física, performatividade

Resumo

O trabalho proposto, que resultará em Tese de Doutoramento, compreende o estudo da dimensão da dramaturgia na dança contemporânea com foco na realidade da copresença em cena da ação da palavra e da ação física do corpo em movimento. O corpus é composto por um total de seis trabalhos coreográficos realizados em processo de colaboração artística de Rui Horta com o dramaturgo Tiago Rodrigues (Portugal) e de Lia Rodrigues com Silvia Soter (Brasil). De um conjunto de práticas artísticas e performances que dilatam a perceção de dança, e a par com elementos autónomos entre si, como: corpo em movimento, coreografia, som, figurinos, cenário; surgem a palavra e o texto, não só como recursos em cena, mas também de orientação dos processos de criação artística. Os exemplos específicos que se constituem como espaço motivador e propício para a construção de novos saberes e discursos são pensados através da teatralidade e da performatividade, investindo-se em ambos como recursos conceptuais vantajosos à operação das práticas cénicas contemporâneas. Pretende-se perceber como chegamos, na dança, à experiência da materialidade das palavras e a estas como acontecimento, ação articulada à fisicalidade e um modo de pensar e agir do sujeito em cena.

Publicado
2019-03-22