As interferências da performance no processo de composição musical de adolescentes no contexto escolar

  • Aline Lucas Guterres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação musical, estudos da performance, adolescência, composição musical.

Resumo

Este estudo preliminar possui como objetivo geral investigar como a performance do corpo pode interferir no processo de composição musical de adolescentes no contexto escolar. O conceito de composição musical é abordado como uma atividade pedagógica da aula de música (Maffioletti 2005). Este trabalho envolve duas concepções de performance: a primeira está relacionada ao ato de tocar em grupo, ou seja, a apresentação da música; a segunda concepção está relacionada às ações corporais envolvidas em todo o processo de composição, desde as primeiras organizações até o ato de apresentação. O interesse por este tema de pesquisa surgiu a partir dos estudos sobre a performance e a educação (Pineau 2013) em conjunto com o desejo de pesquisar a relação existente entre o adolescente, a composição musical e a educação básica. A metodologia da pesquisa tem uma abordagem qualitativa, mesclando as concepções de professorpesquisador, a etnografia da performance e o método de grupo de discussão. A coleta de dados foi realizada no período letivo e registrada através de gravação de áudio e vídeo em uma escola de ensino fundamental. A análise dos resultados será baseada nos estudos sobre performance e educação.

Publicado
2019-03-22