A Transferência Internacional de tecnologia. A Revisão da Literatura e uma Crítica

  • António Carrizo Moreira DEGEI - Universidade de Aveiro
Palavras-chave: tecnologia, transferência internacional de tecnologia, multinacionais

Resumo

O debate sobre a transferência de tecnologia tem claramente mudado ao longo do tempo. Originalmente, a transferência de tecnologia estava no centro do debate para a maioria dos governos/Estados empenhados nas transferências internacionais de tecnologia (TIT). O ponto essencial da TIT era a distribuição desigual de poder e influência entre diferentes países no mundo. O poder tecnológico estava no coração destas desigualdades, porque era monopolizado pela maioria dos países industrializados.

Mais recentemente, com o processo de globalização económica a distribuição desigual de poder entre países diminuiu de importância e os factores específicos da empresa só cada vez mais importantes na transferência de tecnologia.

Os diferentes aspectos da TIT têm sido enfatizados pela literatura, isto é, o assunto do estado de nação, a actividade ao nível da empresa e a avaliação da contribuição da tecnologia para o desenvolvimento social e económico do país de anfitrião.

Embora estes assuntos sejam úteis, eles não explicam como as dimensões horizontais - país de origem, país anfitrião e a transação de tecnologia podem influenciar a TIT.

Como transferência de tecnologia no pode ser isolada da perspectiva internacional, a dimensão horizontal vai ser utlizada para abordar a avaliação do processo de TIT no que toca ao impacto da TIT nos países anfitrião e de origem e  importância da perspectiva da transação. Na parte final do artigo é apresentada uma nova perspectiva, baseada no comportamento das multinacionais, e é confrontada com a dimensão horizontal.

Publicado
2017-01-01
Secção
Artigos