O ensino da contabilidade e a reforma de Bolonha. A evolução curricular e metodológica nas Licenciaturas de Contabilidade nos Politécnicos de Portugal

  • João Francisco Sousa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA), Universidade de Aveiro
  • Eleutério Ferreira Machado Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA), Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Processo de Bolonha, Licenciaturas de Contabilidade, Politécnicos de Portugal, Estruturas Curriculares, Metodologias

Resumo

Os autores já analisaram em trabalhos anteriores a necessidade de repensar as metodologias de ensino e aprendizagem no ensino superior da Contabilidade, em especial após a introdução da reforma de Bolonha em Portugal, com cursos mais curtos e mais profissionalizantes. Nestes cursos as metodologias e as estruturas curriculares deveriam privilegiar a interacção e a simulação, visando a formação executiva e o desenvolvimento de competências para a acção. No presente trabalho é agora iniciada a análise da evolução curricular de quinze Licenciaturas de Contabilidade criadas nos Politécnicos de Portugal com a reforma de Bolonha, em contraponto com as anteriores licenciaturas bietápicas.
Publicado
2010-01-01
Secção
Artigos