Estratégias para mensuração e contabilização do valor da marca

  • Fernando de Sousa Santana Universidade Nacional de Cordoba, Universidade Presidente Antônio Carlos, Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Norberto Garcia Universidade Nacional de Cordoba
Palavras-chave: Avaliação, Contábil, Marca, Valor

Resumo

Existem registros que relatam o quão remota é a utilização de marcas, ao evidenciarem que algumas olarias egípcias estampavam seus tijolos com símbolos e que agremiações de comércio, na Europa Medieval, utilizavam marcas registradas em produtos para identificá-los, garantir qualidade e obter proteção legal em um mercado exclusivo, embora as primeiras definições contábeis do termo tenham surgido apenas em meados do século XX. Recentemente, a mensuração do valor correto das marcas é alvo de constante debate nos meios  econômico, financeiro, contábil e mercadológico, entretanto, aqueles que trabalham com o gerenciamento de marcas, sabem da dificuldade em se definir o valor patrimonial de uma  marca. O presente artigo tem como principal objetivo, expor uma visão geral das fundamentais metodologias de avaliação para mensuração do valor da marca, bem como apresentar importantes restrições para reconhecimento contábil das mesmas, através da apresentação e descrição dos modelos baseados no custo, no mercado, no mercado financeiro e na renda, e dos modelos híbridos, além de abordar esse tema sob a ótica da teoria contábil.

Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos