Impression Management e Desempenho Organizacional: o caso Português

  • Maria de Fátima Ribeiro Borges Instituto Superior de Contabilidade e Administração
Palavras-chave: carta do presidente, desempenho, impression management, psicologia social, relato financeiro, relevância da audiência, visibilidade pública

Resumo

O estudo pretende avaliar o impacte do desempenho organizacional na adopção de estratégias de impression management. O estudo apresenta uma análise de conteúdo de 45 cartas do Presidente do Conselho de Administração, contidas nos relatórios e contas anuais de 2010, das empresas Portuguesas não financeiras. Os resultados indicam que o desempenho organizacional não influencia a adoção de estratégias de impression management.Consistente com a teoria psicológica social de impression management, as empresas de maior dimensão tendem a apresentar uma imagem corporativa mais favorecida, contudo consistente com a restante informação contida no relatório e contas anual. Estas empresas apresentam um maior nível de verbosidade, consistente com o argumento da racionalidade retrospetiva.
Publicado
2012-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses