Auditoria em São Tomé e Príncipe: Situação Atual e Perspetivas Futuras

  • Adelino Lopes de Ceita da Vera Cruz Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA), Universidade de Aveiro
  • Helena Coelho Inácio Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA), Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP)
Palavras-chave: auditoria financeira, países insulares, São Tomé e Príncipe

Resumo

São Tomé e Príncipe não dispõe de mercado de valores mobiliários, mas possui um tecido empresarial em crescimento, com sociedades anónimas e diversas sociedades por quotas. Salienta-se, também, o desenvolvimento do turismo, nestes últimos anos, e perspetivas futuras de extração do petróleo, construção de um porto de águas profundas e a criação de zonas francas.Assim, a relevância da auditoria financeira como fator essencial para credibilização da informação, apresenta-se, também, como umas das vias de atração do investimento, proporcionando condições para o desenvolvimento económico e social.Verificámos que na auditoria do setor privado, houve uma estagnação no seu desenvolvimento, após a promulgação da legislação para o exercício da profissão de auditor. Sendo que há necessidade da reforma da lei que deu origem ao exercício da auditoria financeira e, consequente, à institucionalização da profissão.Com o objetivo de aferir a importância atribuída à auditoria realizou-se em questionário aos responsáveis financeiros das empresas em São Tomé e Príncipe. Os resultados demonstraram que a atividade está pouco desenvolvida. No entanto, cerca de metade das empresas inquiridas audita as suas contas, e dessas, metade fazem-no voluntariamente, sendo notório o reconhecimento de vantagens na existência de auditoria financeira. Concluímos que, existem condições que proporcionam a evolução da auditoria financeira em São Tomé e Príncipe.
Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos