Reação do mercado ao anúncio de dividendos: evidência em países europeus

  • Elisabete S. Vieira ISCA - Universidade de Aveiro e Unidade de Investigação GOVCOPP
  • Carlos Pinho DEGEI – Universidade de Aveiro e Unidade de Investigação GOVCOPP
  • Sara Leite DEGEI – Universidade de Aveiro
Palavras-chave: dividendos, preço ações, estudo de eventos

Resumo

Face aos resultados não consensuais no que respeita à análise da reação do mercado ao anúncio da variação dos dividendos por parte das empresas, pretendemos testar até que ponto este tipo de notícia tem um impacto significativo no preço das respetivas ações, bem como nos seus resultados futuros, considerando para tal três países europeus. Adicionalmente, analisamos quais as variáveis específicas das empresas que podem ser determinantes para o pagamento de dividendos.De um modo geral, não encontramos evidência de que o anúncio de dividendos afete o preço das ações, pelo menos de forma significativa. No que diz respeito à relação entre o anúncio da variação dos dividendos e o desempenho futuro das empresas, medido através da variação dos resultados, encontramos evidência deste efeito apenas para um dos países analisados.Finalmente, verificámos que existem algumas variáveis capazes de influenciar o rácio de distribuição dos dividendos, como sejam o resultado líquido, a rendibilidade do capital próprio e o nível de endividamento.

Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos