A gestão do relacionamento com o cliente na era das redes sociais

  • Catarina Lima Carneiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro
  • Dora Simões Instituto Superior de Contabilidade e Administração e Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP),Universidade de Aveiro
  • Sandra Filipe Instituto Superior de Contabilidade e Administração e Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP),Universidade de Aveiro
Palavras-chave: marketing relacional, gestão do relacionamento com o cliente, redes sociais

Resumo

Atualmente, as prioridades das empresas estão focadas na relação que desejam manter com os seus clientes. Criar e manter relações duradouras com os clientes constitui uma das suas principais preocupações.Neste contexto, muitas empresas já recorrem a sistemas de CRM (Customer Relationship Management) para gerir e organizar todos os contactos de clientes, através de software baseado na web que oferecem suporte para estas ações. Adicionalmente, os websites de redes sociais apresentam-se como um canal com um enorme potencial e assumem um papel crescente e preponderante nas relações entre as empresas e os clientes.O presente trabalho avalia o grau de utilização e impacto dos websites de redes sociais na gestão do relacionamento com o cliente, de empresas do distrito de Aveiro, por via da aplicação de inquérito por questionário a 184 empresas de diferentes áreas de atividade.Os resultados indicam que as empresas estão conscientes desta nova realidade das redes sociais como veículo de divulgação ou comunicação, mas não têm uma visão inicial das redes sociais enquanto ferramenta para potenciar e gerir o relacionamento com o cliente.
Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos