As deslocalizações empresariais: a situação na UE entre 2002 e 2011

  • Rui Jorge Tavares Trindade Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: deslocalização, investimento directo estrangeiro, globalização, tipologias de deslocalização

Resumo

O processo de deslocalização empresarial analisado à luz do conhecimento geral fundamenta-se em pressupostos comuns como a procura da redução de custos, sendo a redução do custo da mão-de-obra o motivo mais divulgado. A procura das empresas de melhores condições de produção nem sempre se sustenta em razões económicas ou mesmo razões isoladas. A oferta de novos mercados e a abertura das fronteiras na União Europeia (UE), adicionou novas variáveis à decisão da deslocalização empresarial.
A UE entre 2002 e 2011 sofreu consideráveis mudanças na estrutura empresarial, quer pelo abandono deste território por parte de algumas empresas, quer pelas alterações geográficas desencadeadas neste período. Desta forma, as razões motivadoras deste movimento empresarial são também determinadas por acontecimentos geográficos e políticos.
A tomada de decisão das empresas em se deslocalizarem tornou-se um processo mais complexo, dada a dificuldade de análise de todos os fatores intervenientes neste processo.

Publicado
2013-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses