Os determinantes da mortalidade das PME

  • Joana Cabral do Couto Instituto Superior de Contabilidade e Administração
Palavras-chave: determinantes de mortalidade empresarial, falência, pequenas e médias empresas, rácios financeiros

Resumo

Com este trabalho pretende-se identificar quais os determinantes que conduzem as pequenas e médias empresas à morte, considerando-se morte a falência empresarial.
Para tal foram utilizadas duas bases de dados: uma onde se recolheram dados de empresas ativas (SABI), e outra contendo dados de empresas falidas (COFACE – Serviços).
Foram estimados vários modelos e utilizadas várias técnicas estatísticas, escolhendo-se aquela que apresentava melhores resultados de validação para a amostra considerada, para ser interpretado com vista à identificação das ditas determinantes de mortalidade.
Foram analisados um modelo geral e três modelos setoriais, e conclui-se que com os modelos por setores é possível alcançar melhores resultados, no entanto, quando estes não estão disponíveis, o modelo geral tem capacidade para apresentar bons resultados. Tal como em estudos anteriores realizados sobre o tema, constatou-se que o modelo apresenta melhores resultados quando classifica as empresas um ano antes da falência, do que em períodos mais alargados. Neste caso foi analisada a situação um e três anos antes de a falência ocorrer.
As principais variáveis consideradas determinantes de mortalidade foram o nível de endividamento e o desempenho da gestão.

Publicado
2013-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses