Os New Media como instrumento de comunicação política: estudo do caso das eleições legislativas portuguesas de 2011

  • Joana Motta ISLA Campus Lisboa | Laureate International Universities e Unidade de Investigação BRU-UNIDE do IUL-ISCTE
  • Maria Barbosa Instituto Superior de Gestão e CIGEST – Centro de Investigação em Gestão
  • Sandra Filipe ISCA - Universidade de Aveiro e Unidade de Investigação GOVCOPP da UA
Palavras-chave: marketing político, comunicação política, campanha online, new media, Portugal

Resumo

De acordo com Xenos & Moy (2007), o uso de new media, juntamente com os meios de comunicação tradicionais tornou-se o núcleo de qualquer campanha política nos países democráticos, desde que Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, em 2008. Portugal não é excepção: durante a campanha presidencial em 2011, os seis candidatos políticos usaram em conjunto 35% dos diferentes tipos de novos meios de comunicação disponíveis, o valor subiu para 52% para o candidato vencedor Cavaco Silva (Barbosa & Motta, 2011). O uso de new media na comunicação política tem sido estudado por vários investigadores.O principal objectivo do presente trabalho consiste em identificar a estratégia de comunicação online seguida pelos cinco partidos principais que apresentaram candidatos às eleições legislativas em Portugal em Maio/Junho 2011.Adicionalmente foram analisados dados referentes à frequência e ao tipo de new media utilizados, assim como ao nível de envolvimento com o eleitor manifesto no web site e nas redes sociais Facebook e Twitter.No que respeita a metodologia de investigação, foi utilizada a análise de conteúdo online, quer na sua vertente qualitativa como quantitativa.
Publicado
2019-01-01
Secção
Artigos