Relação entre teoria e prática contabilística: um estudo exploratório
Palavras-chave:
teoria da contabilidade, prática contabilística, ensino da contabilidade, normalização contabilística, investigação científica em contabilidade
Resumo
No atual contexto de harmonização contabilística internacional, assistimos a uma adaptação (ou mesmo adoção) generalizada das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), substancialmente assentes em princípios e que fazem um maior apelo ao julgamento profissional e ao uso de estimativas.Neste novo paradigma normativo, presumivelmente, os profissionais sentirão uma maior necessidade de recorrerem à teoria da contabilidade. Assim, motivados por este novo contexto e por ser cada vez maior o número de profissionais de contabilidade com formação académica superior, consideramos importante avaliar o modo como a teoria da contabilidade é aplicada na prática contabilística em Portugal, identificar os potenciais fatores de constrangimento daquela aplicação e refletir sobre a necessidade de eventuais mudanças, designadamente no ensino da contabilidade, consubstanciando estes os objetivos da presente dissertação.Com este estudo, de natureza exploratória e que tem por base a realização de entrevistas a professores do ensino superior com experiência de prática contabilística, pretendemos recolher evidência empírica acerca da perceção que aqueles profissionais têm da problemática em estudo.
As nossas conclusões apontam para a existência de um afastamento entre a teoria da contabilidade e a sua aplicação na prática contabilística, em parte motivado pela visão um pouco redutora que alguns profissionais, e mesmo docentes, têm da teoria da contabilidade. A adoção obrigatória de normas contabilísticas parece estar a condicionar a evolução do pensamento contabilístico e do próprio ensino da contabilidade, que tende a focalizar-se nos normativos contabilísticos em vigor.