Uso das TIC em processos colaborativos de ensino e aprendizagem no ensino superior

  • Dora Simões Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação
  • Margarida M. Pinheiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Palavras-chave: metodologias colaborativas, ensino e aprendizagem, elearning, tecnologias de informação e comunicação

Resumo

O presente trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a forma como a implementação de metodologias ativas e colaborativas associadas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), produzem implicações na construção do conhecimento nas instituições de ensino superior. Especificamente, pretendemos explorar de que forma: (1) ambientes colaborativos decorrentes do uso das TIC levam os estudantes a um envolvimento ativo no processo de aprendizagem, (2) as ferramentas colaborativas ao nível do trabalho de grupo influenciam a regulação das aprendizagens pelos próprios estudantes e (3) a utilização de elementos próximos dos que são percebidos pelos estudantes como fazendo parte da sua atividade profissional futura, os leva a diferentes posturas de aprendizagem. Partindo de um ambiente específico que faz uso de wikis e fóruns de uma plataforma de elearning, a recolha de dados foi feita com base em questionários. À luz das questões formuladas, os resultados parecem confirmar que a natureza colaborativa das aprendizagens conduz o estudante a uma maior participação e a uma presença mais ativa durante o processo, tanto mais dinâmicas quanto as tarefas desenvolvidas envolverem componentes empíricas. Mais, os estudantes parecem identificar a necessidade de regularem a sua própria aprendizagem, reforçando a questão da planificação e regulação das atividades colaborativas e o papel das possibilidades síncronas e assíncronas, promovido pelas TIC. Por fim, o estudo lança a ideia de que a utilização de elementos próximos dos que são percebidos pelos estudantes como fazendo parte da sua atividade profissional futura, os leva a diferentes posturas de aprendizagem.
Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos