Comprar, comprar! Quais fatores que influenciam o consumidor na hora da compra? Um estudo multifatores

  • Luciana Flores Battistella Departamento de Ciências Administrativas e Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann Departamento de Ciências Administrativas e Universidade Federal de Santa Maria
  • Jacqueline Silinske Deparatamento de Ciências Administrativas e Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: comportamento do consumidor, hedonismo, utilitarismo, comportamento compulsivo, comportamento impulsivo

Resumo

O objetivo deste estudo é pesquisar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor nos municípios do interior do Rio Grande do Sul. Foi selecionada uma amostra por conveniência composta por 150 pessoas do interior do Rio Grande do Sul - Brasil, obtendo-se o total de 250 questionários válidos. A análise dos resultados foi realizada por meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória, Teste T e ANOVA. A partir dos resultados foi possível perceber que os construtos hedonismo, satisfação e utilitarismo apresentaram as maiores médias, na ordem de 4,28, 4,07 e 3,98, respectivamente. Além disso, constatou-se que as mulheres são mais hedonistas (média de 4,37), impulsivas (média de 1,92) e compulsivas (média de 2,14) em comparação aos homens. Notou-se que pessoas com escolaridade superior incompleto são mais satisfeitas (média de 4,18), indivíduos que possuem renda mensal menor que R$ 900,00 são mais utilitaristas ao realizar compras (média de 4,19), pessoas com renda mensal acima de R$ 8.001,00 são mais propensos a pagar um preço maior ao comprar produtos (média de 3,51), e pessoas que possuem renda mensal menor que R$ 900,00 são mais compulsivas (média de 2,53). Diante disso, esse estudo proporcionou subsídios na tomada de decisão dos gestores no âmbito empresarial, pois permite identificar quais são as características dos consumidores em relação às compras. Bem como, demonstra que os consumidores, na realização da compra, buscam produtos que apresentam utilidade e que gerem prazer e bem-estar nas compras.
Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos