Cumprimento dos requisitos de divulgação dos Ativos Fixos Tangíveis

  • Rafaela Albuquerque Botelho Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: Divulgação, ativos fixos tangíveis, NCRF 7, grau de cumprimento dos requisitos de divulgação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o grau do cumprimento dos requisitos de divulgação obrigatórios exigidos pela NCRF 7 – Ativos Fixos Tangíveis, através da análise das Demonstrações Financeiras das 44 empresas incluídas no Ranking da Revista Exame de 2010, com relatórios e contas disponíveis na Internet e sujeitas ao regime geral do Sistema de Normalização Contabilística, relativo aos anos de 2010 e de 2011.

Foi construído um índice de divulgação que contempla 27 itens ao qual foi aplicada uma análise de conteúdo, sendo definidas duas variáveis dependentes: índice de divulgação e n.º de divulgações. Posteriormente e com base na literatura, foram definidas sete variáveis independentes e duas variáveis categóricas que influenciam os níveis de divulgação: alavancagem, atividade externa, dimensão da empresa, endividamento, idade, liquidez, rendibilidade, tipo de auditor e setor de atividade.

No modelo de correlação os resultados mostraram existir uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a variável dependente “número de divulgações” e a variável independente “idade” para o ano de 2010. No ano de 2011, existe uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a variável dependente “número de divulgações” e a variável independente “dimensão”.

No modelo de regressão, a variável “idade” tem uma associação positiva estatisticamente significativa com o “número de divulgações”.

Publicado
2014-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses