O valor das bibliotecas do Ensino Superior: Estudo de Caso da UA

  • Maria do Céu Nogueira Dias Vieira Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: bibliotecas do ensino superior, marketing de serviços, valor, impacto, estudos de utilizadores

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o valor das bibliotecas do Ensino Superior e procura alcançar resultados que foquem a avaliação do impacto dos serviços, a experiência dos alunos e o valor percebido. Foi efetuada uma revisão de literatura enquadrada na área do marketing de serviços, porque uma das ferramentas fortes de marketing que uma biblioteca pode usar é a capacidade de mostrar o valor do que faz à comunidade académica. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, aplicado na biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), através de um questionário dirigido a todos os alunos do Instituto e de uma entrevista dirigida apenas aos alunos de mestrado. O questionário visava conhecer o padrão de utilização das bibliotecas da UA pelos alunos. A entrevista avaliar o impacto do serviço de apoio e referência da biblioteca do ISCA-UA. Constatou-se que o estudo possibilitou detetar situações críticas, necessidades e apoia a tomada de decisão, em ordem a planear produtos e serviços de acordo com as necessidades dos utilizadores. Os resultados obtidos de acordo com a perspetiva dos alunos contribuíram para clarificar as razões ou motivações que os levam a usar a biblioteca. Assim, de entre as principais conclusões desta investigação é de destacar o valor das bibliotecas enquanto espaço físico. Constatou-se também, que os alunos perceberam o valor relacionado com o uso dos serviços e recursos da biblioteca, ou seja, o valor equacionado aos efeitos ou resultados. O estudo constitui um contributo no que concerne à identificação de indicadores de impacto que possibilitam medir os resultados dos serviços das bibliotecas.

Publicado
2014-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses