O impacto das mascotes no consumo infantil de produtos alimentares: um estudo da Região Centro

  • Ana Patrícia Cruz ISCA – Universidade de Aveiro
  • Ana Estima ISCA – Universidade de Aveiro
  • Elisabete Vieira ISCA – Universidade de Aveiro e Unidade de Investigação GOVCOPP
Palavras-chave: mascotes, crianças, consumo, marketing infantil

Resumo

Este documento apresenta os resultados de um estudo do Consumo Infantil, onde foi feita uma análise ao impacto que as mascotes publicitárias exercem na escolha de alguns produtos de consumo. Para validar esta análise, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, em forma de entrevista, junto de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade em escolas do ensino básico da região centro. As crianças foram confrontadas com determinados produtos, alguns com marca de distribuição, outros com marcas conhecidas sem mascote e outros contendo as respetivas mascotes associadas e foi-lhes pedido que optassem por um deles. Resultou daqui uma aferição de até que ponto é que as mascotes utilizadas por algumas das marcas presentes no nosso mercado, potencializam ou não a escolha dos seus produtos por parte das crianças e consequentemente dos potenciais compradores: os progenitores, avós, entre outros. Os resultados obtidos revelam uma influência significativa das mascotes no consumo infantil, embora as justificações dadas para sustentar essa opção, não nos pareçam coerentes. Este estudo revelou ainda uma preocupação crescente das crianças em manter hábitos de alimentação saudável, resultado das muitas campanhas levadas a cabo pelas escolas e/ou educação familiar.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos