Impacto da adoção do SNC: Ótica do preparador da informação financeira

  • Catarina Filipa dos Reis Pinheiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: Harmonização contabilística, POC, SNC, Preparadores da informação, Portugal

Resumo

A presente dissertação tem por objetivo estudar o impacto do SNC no modelo de informação financeira, na profissão de TOC e nas empresas, na perspetiva do preparador da informação financeira.

Numa primeira fase descrevemos a evolução do normativo contabilístico em Portugal e apresentamos as diferenças estruturais entre o atual modelo contabilístico (SNC) e o modelo antecessor (POC).Seguidamente efetuamos uma revisão da literatura dos estudos mais significativos sobre os impactos e implicações causados pela transição do normativo contabilístico neste processo de harmonização e acerca da perceção dos preparadores da informação sobre a mudança de referencial contabilístico. Para o efeito utilizámos uma metodologia qualitativa, assente na análise documental sobre a matéria em estudo e de diplomas contabilísticos. Através do inquérito por questionário submetido aos preparadores da informação financeira obtivemos as suas opiniões acerca dos impactos da adoção do novo modelo contabilístico nas vertentes enunciadas.

Do estudo concluímos que ao nível da substância, as principais diferenças residem na existência de uma estrutura concetual, uma filosofia mais baseada em princípios do que em regras, prevalência da perspetiva económica, metodologia de abordagem direcionada para o relato financeiro e aumento da aplicação do justo valor, verificando-se o incremento da incorporação de juízos de valor. Em termos formais, existem diferenças entre os dois modelos no formato das demonstrações financeiras, nos instrumentos de normalização e no quadro e códigos de contas. Na ótica do preparador existe uma grande confiança no novo normativo, dado que este responde às atuais necessidades de relato financeiro, tem em conta as caraterísticas e a realidade das empresas nacionais, permite a comparabilidade a vários níveis, é mais vantajoso ao nível dos custos de preparação da informação, mais exigente e moderno, melhora a qualidade da divulgação da informação e implica benefícios para a reputação da profissão de TOC. Todavia, existe o risco de dificuldade de compreensibilidade por parte dos utentes da informação, dificuldade dos gestores perceberem as consequências do SNC nas suas demonstrações financeiras e da evolução no modelo de relato não ser acompanhado por alterações de gestão do negócio.

Publicado
2014-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses