Proposta de planejamento estratégico para um posto de combustível

  • Láuren Amorim Pivetta Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria
  • Vânia Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Posto de gasolina, planejamento estratégico, empresa familiar

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de planejamento estratégico para um posto de combustíveis com base em seus pontos fortes e fracos. A proposta seguiu o modelo de planejamento estratégico Balanced Scorecard (BSC). A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso exploratório. As informações utilizadas são de natureza qualitativa, coletadas através de entrevistas semiestruturadas e observação participante as quais foram realizadas em período de três meses. Também foi realizada uma análise SWOT para avaliar suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para, assim, identificar estratégias visíveis do ambiente interno e externo. A elaboração da proposta definiu qual a missão, a visão, os princípios e os objetivos da empresa. Por fim, são sugeridas estratégias a serem utilizadas pela empresa, as quais poderão servir de lastro para outras empresas que também sofrem com os mesmos problemas.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos