Cumprimento dos requisitos de divulgação da NCRF 18: Inventários

  • Helder Martins Instituto Superior de Contabilidade e Administração
  • Jonas Oliveira Instituto Superior de Contabilidade e Administração – Universidade de Aveiro Investigador Integrado na Unidade de Investigação IMARKE
  • Graça Azevedo Instituto Superior de Contabilidade e Administração – Universidade de Aveiro Investigador Integrado na Unidade de Investigação GOVCOPP
Palavras-chave: Inventários, divulgação, cumprimento, conformidade, fatores corporativos

Resumo

O anexo às demonstrações financeiras assumiu prin-cipal primazia aquando da entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística. A divulgação da informação contabilística e a sua comparabilidade e harmonização a nível internacional são fatores críticos numa organização, fruto de uma exigência progressiva por parte dos stakeholders empresariais.
Neste contexto, o presente estudo pretende identificar o grau de cumprimento dos requisitos de divulgação da Norma Contabilística e de Relato Financeiro 18 (Inventários) nos anos de 2010 e 2011, assim como analisar os fatores explicativos do nível de cumprimento das divulgações obrigatórias exigidas pela norma.
Para o efeito, foi efetuada uma análise de conteúdo do Anexo às Demonstrações Financeiras de 31 empresas Portuguesas não financeiras cujos valores mobiliários não tenham sido admitidos à negociação num mercado regulamentado, permitindo assim a construção de um índice de divulgação.
Os resultados permitem concluir que as empresas cumprem os requisitos de divulgação exigidos pela Norma Contabilística e de Relato Financeiro 18 (In-ventários) em 80,4% e 81% nos anos de 2010 e 2011, respetivamente. Aferiu-se ainda que as empresas com maior antiguidade, maior liquidez e menor rendibilidade, são as que apresentam maior índice de divulgação.

Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos